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27
Out
POUCA DURABILIDADE DO ESCAPE
Categoria: Empresa
POUCA DURABILIDADE DO ESCAPE

Cuidados com o sistema de exaustão podem evitar desgaste e até problemas no motor

A reparação de escapamento é um dos dez serviços mais realizados em seu carro. 
Causas do desgaste prematuro
A vida útil do escapamento pode ser comprometida por motivos aparentemente simples, mas muito comuns. O uso de combustível adulterado é um dos principais. ?àgua, solvente ou qualquer outro produto adicionado ao combustível aumenta a corrosão do sistema, devido ao acúmulo de líquido e aos gases mais agressivos resultantes da queima?.
Andar por trajetos curtos também pode levar o escapamento a apresentar problemas mais cedo. ?Quando o veículo percorre pequenos trechos, não há tempo para que o sistema chegue é temperatura ideal para a combustío e, consequentemente, há acúmulo de àgua na tubulação e nos silenciosos intermediário e traseiro?.
O automóvel que é pouco usado é outro que corre o risco de ter o escapamento corroído em pouco tempo. ?A falta de uso diminui a vida útil pela metade. Geralmente, o sistema de exaustão tem que ser reparado a cada dois anos, principalmente para troca do silencioso traseiro. Já o catalisador, responsável por diminuir os níveis de emissães do carro por meio de uma reação química, deve ser substituído a cada 80 mil quilômetros. Os veículos que circulam pouco chegam a passar por esse tipo de substituição em menos de um ano, enquanto táxis que rodam diariamente tem o silencioso trocado a cada trás ou quatro anos?.
Até mesmo aquela batidinha na lombada pode ser imperdoável e comprometer o escapamento. ?Uma vez furado ou quebrado, os gases acabam saindo antes de passar por todo o sistema de exaustão. E o que acontece? Além de expeli-los de maneira incorreta, o carro exige mais do motor, que pode apresentar problemas, render menos, consumir mais combustível e, consequentemente, poluir mais?, que acrescenta que, se o escapamento estiver amassado, a saída dos gases pode ser prejudicada e o desempenho do propulsor, comprometido.
O escapamento está com defeito?
O escapamento pode apresentar diversos defeitos, como corrosão, amassados e até se desprender do carro, caso os coxins (que são as borrachas que o fixam) estejam ruins. ?Se tiver algum furo, o correto é substituir a peça. A solda camufla o problema apenas temporariamente, pois o seu interior permanece prejudicado. E, ao instalar uma peça nova no sistema, é preciso checar as demais para não haver o risco de algumas delas se soltarem e causarem ruídos indesejáveis?.
Para saber se o sistema apresenta algum problema, é imprescindível ficar atento ao aumento de ruído e ao cheiro forte de combustível.?Isso não é suficiente. O motorista deve fazer a revisão de acordo com as orientações do manual do proprietário de seu veículo, mesmo que tudo esteja aparentemente em ordem. Nas oficinas, eles vão levantar o carro e inspecioná-lo. Nas mais modernas, são feitas medições de ruídos e de emissões?.
O problema mais grave no catalisador é o desprendimento da sua cerâmica interna. ?Nesse caso, não tem jeito. Ele perderá sua função e é necessário trocá-lo?.

TAGS: escapamento troca maringa


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